quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Que tipos de texto usamos habitualmente?

Área de estudo: Redação
Professora: Soraia Susane da Silva

Que tipos de texto usamos habitualmente?


Mesmo com o progresso veloz dos instrumentos de comunicação neste final de milênio, ainda há ocasiões em que, de fato, precisamos escrever uma carta, redigir um requerimento ao diretor de uma empresa, montar um currículo, fazer um recibo ou remeter um simples telegrama. Estes textos apresentam diferentes graus de formalidade, mas, de qualquer maneira, exigem do remetente a habilidade de expor-se com clareza e precisão para se fazer compreender pelo destinatário. Além disso, é indispensável dominar o idioma em que se escreve e conhecer as regras básicas de formulação desses textos, pois o sucesso da mensagem também depende de uma boa apresentação.

1. Carta
A carta é a forma mais freqüente de correspondência, usada desde a Antiguidade. A primeira carta de que se tem registro foi escrita há mais de 4 mil anos, na Babilônia, e era uma correspondência amorosa. Há três tipos básicos de carta:
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Correspondência particular: dirigida a amigos, conhecidos; trata de assuntos particulares e é o registro menos formal de todos.
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Correspondência comercial: ligada a assuntos comerciais e financeiros; utilizada para pedidos de emprego, demissões, vendas. Segue fórmulas fixas que devem ser observadas.
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Correspondência oficial: dirigida a instituições públicas ou delas provenientes; são portarias, certidões ou avisos. Bastante formal, respeita padrões determinados.

São Paulo, 20 de fevereiro de 2009
LuísaHá tanto tempo não temos notícias suas que quase começo a duvidar que sejamos da mesma família.Aqui, tudo continua do mesmo jeitinho que você deixou. A única novidade é que parece que vão construir um shopping bem na esquina da casa da Estela, sabe?Por favor, encontre um tempinho pelo menos para nos dizer se já está instalada na nova casa e como está se saindo na faculdade.Espero que tudo esteja correndo às mil maravilhas como você sonhava! Um beijo de seu irmão que não se esquece de você.DanielP.S.: Mamãe manda dizer que seu casaco de tricô já está pronto.


Cartas particulares
Costumam ser escritas em uma linguagem mais simples e espontânea, até subjetiva. No entanto, a correspondência que será lida por mais de uma pessoa (convites, participações) deve ser mais objetiva. As cartas particulares em geral trazem:
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O lugar e a data, que normalmente são colocados no início da carta à esquerda ou à direita ou no final, abaixo da assinatura.
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Introdução: fórmula de cortesia que varia segundo o destinatário (Caros amigos, Estimado senhor, Rosa querida etc.). Pode ser seguida de dois-pontos, de vírgula ou não trazer pontuação nenhuma.
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Texto: numa carta amistosa, a linguagem é livre, espontânea, podendo incluir gírias.
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Despedida: também uma fórmula de cortesia, que nesse tipo de carta varia muito (Um forte abraço, Uma beijoca etc.).
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Assinatura: em geral sem sobrenome.
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P.S.: é o post scriptum; traz as anotações que se fazem depois das despedidas.


Cartas comerciais

As cartas comerciais são bem mais formais do que as particulares. Devem iniciar-se com fórmulas respeitosas – Prezado Senhor, Prezado Senhor Diretor – e encerrar-se com protestos de estima, agradecimentos e saudações formais – Atenciosamente, Cordialmente.O tratamento dado ao destinatário, nos casos de maior formalidade, deve ser o de V.Sa. (Vossa Senhoria) ou V.Sas. (quando no plural). Se os assuntos da carta são múltiplos, pode-se organizá-los em tópicos, indicados por letras maiúsculas. Se a empresa é muito grande, convém indicar o departamento a que se destina a carta, assim como destacar o assunto de que se trata acima da introdução, indicando-o como Ref. (Referência). Exemplo:
Madeireira OlímpiaRua José Benedito, 11080000-000 – Curitiba – PR
Dados do remetente
Curitiba, 16 de junho de 2000Sr. Martim Felipe FernandesRua João Goulart, 8086600-000 – Rolândia – PR
Dados do destinatário
Ref.: Projeto de impermeabilização de assoalhosPrezado SenhorÉ com satisfação que comunicamos a V.Sa. que seu projeto, tendo sido examinado por nossos técnicos, apresentou resultados confiáveis, além de uma vantajosa relação custo/benefício.Assim sendo, gostaríamos de que entrasse em contato com nosso departamento comercial para agilizarmos um contrato de prestação de serviço.
Referência
Aceite nossos protestos de elevada estima.Cordialmente,Fernando ZampieriDepartamento Comercial
Fecho


Requerimento
É o texto administrativo mais freqüente, por meio do qual se faz um pedido, uma solicitação.Quando o requerimento traz a solicitação de várias pessoas, chama-se memorial. Confira, aseguir, um modelo de requerimento:
Ilmo. Sr. Diretor da Escola Técnica de ValinhosCaio Márcio Paim, natural desta cidade, portador do RG nº......................................., aluno regularmente matriculado neste estabelecimento sob nº............................, no intuito de promover maior entrosamento entre alunos do 1º ano e veteranos, vem requerer de V.Sa. a permissão para utilizar o ginásio de esportes para a realização de um campeonato de futebol, na semana de 2 a 9 de março.Certo de sua compreensão, p. deferimento.AssinaturaValinhos, 8 de março de 2009
3.AvisoÉ uma forma de correspondência muito utilizada por b ancos, repartições e órgãos públicos. Não traz um destinatário específico, mas coletivo: público em geral, correntistas, clientes ou a população de uma cidade. Dele devem constar:
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Nome da pessoa ou instituição que emite o aviso.
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Comunicação que se quer transmitir.
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Dados objetivos e essenciais.
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Local, data e assinatura.

AVISO
Casa de Machado de Assis

Informamos aos pesquisadores desta instituição que a partir de abril próximo estaremos funcionando em novo horário, das 8h às 17h30.Até o final do semestre, contrataremos mais dois auxiliares. Com essas medidas, esperamos melhorar ainda mais nosso atendimento.
Rio de Janeiro, 17 de março de 2008.
Sônia Regina Sampaio ViannaDiretora


3.Aviso
É o registro do que se passou numa reunião, num congresso ou em uma convenção para futura comprovação das discussões e decisões tomadas. Segue uma forma fixa, não admitindo parágrafos (a não ser o inicial) para evitar adulterações. Pelo mesmo motivo, é assinada pelos participantes do encontro logo após a última linha. Deve conter:
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Número da ata.
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Data e local da reunião.
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Registro do nome dos presentes.
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Pauta ou ordem do dia, isto é, a descrição do assunto que vai ser tratado.
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Relato dos assuntos tratados, nomeando-se as pessoas que se manifestaram.
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Registro das conclusões e soluções. Além disso, a ata, antes de ser assinada, deve ser lida e aprovada pelos presentes à reunião.

ATA nº 0173
Aos vinte dias do mês de novembro do ano de dois mil, reuniram-se na sala do Conselho da Têxtil Pedrense S.A. os senhores Raul Leonardo Silveira, Paulo de Tarso Marquesi e Mário Luiz Pereira da Silva para deliberar sobre a remessa [...]


3. Currículo – Curriculum Vitae
Documento cujo nome é tomado por empréstimo do latim (e significa "carreira de vida"), o currículo reúne informações sobre o preparo profissional e as experiências anteriores de alguém que se candidata a um emprego. Seu modelo mais comum, que tradicionalmente conserva a identificação escrita em latim, contém os seguintes itens:


CURRICULUM VITAE

MODELO DE CURRICULUM VITAE
Fulano de Tal (nome completo)
XX anos
Nacionalidade:
Estado Civil:
Endereço:
CEP:- Cidade: ...........................................-UF: ...........
Fone: (0XX 47) 3XX-XXXX-contato comercial
(0XX 47) 3XX-XXXX-contato residencial
(0XX 47) 9XXX-XXXX-contato com fulano
E mail:

OBJETIVO:


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Empresa 1(mais recente)
2009- Cidade/UF
cargo desempenhado:

Empresa 2
2008-Cidade/UF
cargo desempenhado:

Empresa 3
2007-Cidade/UF
cargo desempenhado:


ESCOLARIDADE:

Instituição:
Curso: Educação Geral
2009 (Cursando)
Grau: 2º grau


OUTROS CURSOS:

Curso
SENAC-Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
(50h-2009)

Curso
ELITE
(120h-2008)
_______________________________________
Fulano de Tal

Itajaí,..... .de novembro de 2009.




4. Procuração

É um documento expedido por uma pessoa (o mandante ou outorgante) autorizando uma segunda pessoa (o procurador ou outorgado) a tratar de seus negócios. Pode ser geral, quando o mandante autoriza o procurador a agir em seu nome em qualquer transação, ou específica, quando concede ao procurador um ou alguns poderes sobre determinados assuntos. O próprio mandante pode redigir a procuração (que recebe o nome de procuração por instrumento particular), sendo obrigatório o reconhecimento de firma. A procuração também pode ser lavrada por tabelião público, em cartório. Exemplo:

PROCURAÇÃO
Por este instrumento particular de procuração, eu, Maria Thereza Gugliemo, portadora do RG nº......................................., CPF nº.............................., residente na Rua................................., nº..........., cidade...................., nomeio e constituo meu bastante procurador o Sr. .........................................., portador de RG nº..................................., CPF nº............................, residente na Rua..................................., nº...................................., para o fim específico de negociar junto ao Banco......................... as cotas do Fundo............................, estando autorizado a vender, ceder, transferir e dispor a quem convier as citadas cotas, inclusive assinar recibos e documentos; enfim, praticar todos os atos necessários ao fiel desempenho deste mandato.Goiânia, 20 de fevereiro de 2009Assinatura do outorgante
5. DeclaraçãoÉ um documento que dá uma informação sobre determinada pessoa ou fato. Como também é válida perante a Justiça, a declaração deve expressar a verdade e ser datada. O declarante, assim como o beneficiário, deve vir identificado, como no exemplo abaixo:
DECLARAÇÃO
Hilda Maria Cintra, portadora do RG nº ..............................., residente na Rua dos Cravos, 92, N/C, chefe do departamento de pessoal das Indústrias Americanas, empresa sediada na Av. Nações Unidas, 2.692, N/C, declara que o Sr. Fernando Viana, portador do RG nº....................................., residente na Rua Bahia, 900, N/C, é empregado deste departamento, exercendo a função de digitador e percebendo a quantia de R$ 650,00 (seiscentos e cinqüenta reais) por mês.Salvador, 5 de outubro de 2008Hilda Maria Cintra
6. ReciboDocumento que comprova o recebimento de um pagamento, de uma encomenda ou de uma mercadoria qualquer. As importâncias em dinheiro devem vir em algarismos e por extenso e as mercadorias, especificadas. É obrigatório o registro da data e do local, assim como a assinatura:

RECIBO
Recebi do Sr. Pedro Emílio Garcia a importância de R$ 300,00 (trezentos reais) relativa ao pagamento da taxa de inscrição para o curso de monitores de acampamento, a realizar-se no período de 7 a 27 de julho de 2001.São Paulo, 2 de março de 2009Clube de Campo CaiowásMarília BarretoSecretária

7. Telegrama
Utilizado para comunicação urgente, é transmitido pelo correio, pelo telégrafo ou por telefone. Tem como principal característica a síntese, já que o número de palavras é que determina seu preço. Assim, no telegrama, devemos suprimir:
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Qualquer palavra dispensável à compreensão da mensagem, como artigos, preposições, conjunções.
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Sinais de pontuação, a não ser os indispensáveis, que serão grafados PT (ponto) ou VG (vírgula).

TELEGRAMA
João da SilvaAv. Paulista, 311Santo André – SP
Impossível expedir diploma VG motivo falta pagamento mensalidade dezembro PT
Favor enviar recibo assinado urgente PTEscolas Reunidas Santo André

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