segunda-feira, 27 de julho de 2009

ProUni

ProUni
PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS
O que é o ProUni?

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

O que é uma bolsa de estudo?
É um benefício concedido ao estudante, na forma de desconto parcial ou integral sobre os valores cobrados pelas instituições de ensino superior privadas.

Qual a relação entre ProUni e o ENEM?
Para se candidatar ao ProUni o estudante precisa participar do Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM e obter a nota mínima de 45 pontos(média aritmética entre as notas de redação e conhecimentos gerais). Os resultados do ENEM são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudos, isto é, as bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no ENEM. Assim, os estudantes que alcançarem as melhores notas do exame terão maiores chances de escolher o curso e a instituição em que desejam estudar.

Basta fazer o ENEM para se candidatar a uma bolsa?
Não, mas fazer o ENEM é o primeiro passo. Além de obter a nota mínima de 45 pontos nesse exame (média aritmética entre as provas de redação e conhecimentos gerais), estabelecida pelo MEC, é preciso que o estudante tenha renda familiar, por pessoa, de até três salários e satisfaça uma das condições abaixo:
. ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou
. ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral da instituição, ou de bolsista integral da respectiva instituição, ou
. ser pessoa deficiente, ou
. ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.


É preciso fazer o vestibular para concorrer a uma bolsa do ProUni?
Não, o candidato à bolsa do ProUni não precisa fazer vestibular nem estar matriculado na instituição em que pretende se ingressar. Entretanto, é facultado às instituições participantes do Programa submeterem os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo específico e isento de cobrança de taxa. Essa informação está disponível ao candidato, no momento da inscrição.


Quais os tipos são os tipos de bolsa oferecidos?
. Bolsa integral:
para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
. Bolsa parcial de 50% para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.
. Bolsa complementar de 25% para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos, destinadas exclusivamente a novos estudantes ingressantes.

Nenhum comentário: