segunda-feira, 27 de julho de 2009

Dúvidas sobre o novo ENEM

Dúvidas sobre o novo ENEM
Perguntas e respostas
Com a criação do novo ENEM, diversas tem sido as mudanças nos processos seletivos para se adequarem ao novo sistema de avaliação. Diversos cursinhos também estão procurando se adaptar. Entretanto, muitas são as dúvidas relacionadas ao novo ENEM.

Dúvidas sobre o novo ENEM
Qual o motivo da mudança?
Embora o MEC reconheça que o vestibular seleciona os melhores candidatos, alega que haverá maiores chances de ingressar em uma universidade por meio do novo ENEM, uma vez que poderá se candidatar a diversas instituições simultaneamente. Consequentemente espera-se reduzir os custos para os estudantes tais como taxa de inscrição e de viagens para realizar os exames.
O ENEM antigo não pode ser usado como VESTIBULAR?
Segundo informações do MEC, o novo ENEM permitirá uma maior diferenciação das habilidades dos candidatos. A prova terá maior número de questões (180 ao todo), com níveis de complexidade diferentes. Pretende-se comparar as notas ano a ano.

Quantas questões no novo ENEM?
Este ano a prova do novo ENEM será constituída por 180 questões objetivas com cinco alternativas. Até 2008 , a prova apresentava 63 questões de múltipla escolha.

Haverá REDAÇÃO?
Sim. A redação, assim como ocorria em anos anteriores( modelo dissertativo), está mantida no NOVO ENEM.

Qual a data da prova do novo ENEM?
O MEC publicou que a prova será realizada nos dias 3 e 4 de outubro.

Quando será divulgado o resultado?
As notas da prova objetiva serão divulgadas em 4 de dezembro. O resultado final, incluindo a redação, está previsto para o dia 8 de janeiro de 2010.

A preparação do aluno deve mudar?
Segundo o MEC, o aluno que estiver preparado para provas como as do antigo ENEM ou dos vestibulares atuais podem se considerar preparados.

Fórmulas serão cobradas?
A ideia é justamente reduzir a “decoreba”. Provavelmente as questões já irão apresentar as fórmulas necessárias, não significando que seja simplesmente substituir valores. Espera-se exigir bom conhecimento das disciplinas e entendimento dos conceitos para resolução das questões.
Períodos históricos serão abordados?
Pela proposta, não se justifica a cobrança de conhecimento enciclopédico, como datas. Será cobrado, obviamente, é o conhecimento aprofundado da história, da relação entre os fatos e as implicações do conhecimento do passado no presente.
Língua estrangeira será cobrada?
Em 2009, não será cobrada qualquer língua estrangeira na prova do novo ENEM. Pretende-se em 2010 cobrar inglês e espanhol. Não ficou definido ainda pelo MEC se o candidato poderá fazer a escolha entre um e outro idioma.
Como o novo ENEM será adotado pelas UNIVERSIDADES?
O MEC definiu quatro formas de utilização do novo ENEM para ingresso nas universidades. São elas:
- O ENEM como fase única
- O ENEM como primeira fase
- O ENEM como fase única para vagas ociosas, após o vestibular.
- O ENEM combinado ao atual vestibular da instituição. Neste último caso, fica a cargo da universidade definir o percentual da nota do ENEM a ser utilizado junto com a nota do vestibular.

NOVAS REGRAS DE ORTOGRAFIA SERÃO EXIGIDAS?
Não. Pelo decreto assinado referente ao acordo ortográfico, a grafia será aceita até 2012. Os examinadores terão de aceitar as duas grafias.
A prova do ENEM dá direito a candidatar-se em quantas faculdades?
O novo ENEM
permitirá que o estudante escolha até cinco opções de cursos em instituições de todo o país, desde que ela tenha aderido ao novo sistema. Será permitido escolher diferentes cursos em instituições distintas.
www.cursoenem.org.br (Site que consta a lista completa das instituições participantes do Processo Seletivo)
http://enem.inep.gov.br (Site do ENEM)

Qual será a periodicidade do ENEM?
Neste ano, haverá só um, nos dias 3 e 4 de outubro. Em 2010, o MEC pretende aplicar pelo menos dois. A meta é chegar a sete por ano, como o SAT, o modelo americano no qual se inspira o novo ENEM.
Por quanto tempo a nota da prova será válida?
O MEC ainda não bateu o martelo, mas a tendência é que feche o prazo em três anos. Nesse período, o aluno pode apresentar a mesma nota às universidades. Como o Enem é um exame padronizado, ao contrário do vestibular, estatisticamente é possível, sim, comparar as médias de alunos que realizaram provas em anos diferentes.

Se o candidato fizer o ENEM durante o Ensino Médio, ele poderá guardar a nota para quando se formar?
Não. A nota será válida para aqueles estudantes que já completaram o Ensino Médio.

Nenhum comentário: