domingo, 28 de setembro de 2008

INTERAGINDO: SUAS DÚVIDAS SÃO SANADAS AQUI....


INTERAGINDO : SUAS PERGUNTAS SÃO RESPONDIDAS AQUI...
Quais as principais mudanças ocorridas no corpo dos adolescentes?


As mudanças ocorridas neste período acontecem concomitantes a fase chamada de puberdade. A adolescência é caracterizada como um período que varia dos 11 aos 19 anos de idade. Com relação à puberdade tem a ver com o crescimento físico, mediado principalmente pelos hormônios progesterona e estrogênio na mulher e pela testosterona no homem.

Na adolescência as principais mudanças no corpo das meninas têm a ver com o crescimento das mamas, surgimento dos pelos axilares e pubianos, a presença da menarca (primeira menstruação), alongamento das pernas e dos quadris.

No menino a voz passa a ser mais grave popularmente mais grossa; ocorre o aparecimento dos pelos pubianos, axilares e de barba, além de um crescimento significativo (aumento na estatura).


Gravidez na adolescência, implicações biopsicosociais.

A gravidez na adolescência é toda aquela que ocorre com meninas na faixa etária de 10 a 20 anos incompletos. Essa precocidade, de acordo com Cabral (2003), pode trazer inúmeros fatores de risco, não só no campo social, como também biológico e emocional.
Os problemas potencializados pelas privações socioeconômicas podem ser definidos por: menor chance de completar a escolaridade, redução das oportunidades de emprego; tendência maior à construção de famílias numerosas e de separações; maior chance de os filhos adoecerem, sofrerem acidentes e de apresentarem baixo rendimento escolar (GOMES; FONSECA; VEIGA, 2002).
Já para os fatores biológicos Percília (2008) diz que as complicações para a adolescente poderá ser problemas de crescimento e desenvolvimento, comportamentais, educacionais e de aprendizado, além de complicações da gravidez e problemas de parto.
As adolescentes representam um grupo de alto risco obstétrico, pois apresentam um elevado nível de complicações quando comparadas às demais, além de favorecer o nascimento de bebês prematuros, tem duas vezes e meia a mais possibilidade de gerar um bebê com baixo peso (BUENO, 2008).


Quais os principais métodos contraceptivos existentes?

Anticoncepcionais orais, anticoncepção injetável mensal e trimestral, diafragma, dispositivo intra-uterino - DIU, camisinha feminina e masculina, espermicida e pílula do dia seguinte.

Nenhum comentário: