segunda-feira, 27 de outubro de 2008

OFICINA DE DISCUSSÃO: CIÚME NA ADOLESCÊNCIA






























































OFICINA DE DISCUSSÃO: CIÚME NA ADOLESCÊNCIA
A OFICINA FOI OFERECIDA AOS ALUNOS DA ESCOLA DOM AFONSO NIEHUES, PELO PROJETO MUNDO JOVEM E PARCERIA COM O CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVALI.
OBJETIVOS: INCENTIVAR UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DAS CARACTERÍSTICAS DO CIÚME NA ADOLESCÊNCIA, DISCUTIR O QUE É O AMOR, DIFERENCIAR O CIÚME FISIOLÓGICO DO CIÚME PATOLÓGICO E CONSCIENTIZAR A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA VIDA DO ADOLESCENTE.
O CIÚME, ESTE AFETO INTENSO, AO MESMO TEMPO PERTURBADOR E ESTRUTURALMENTE, VELHO CONHECIDO DOS AMANTES, IRMÃOS E ESCRITORES... TEM SIDO TEMA DE DISCUSSÃO DURANTE SÉCULOS( ARREU; GARCIA, 2001).
PARA SHLÖSSER(2008) O AMOR COMPÕE TODO UM CONJUNTO PSICOLÓGICO DE CRENÇAS, EXPECTATIVAS , IDÉIAS E ATITUDES INTERLIGADAS QUE SÃO FORMADAS AO LONGO DE NOSSA EDUCAÇÃO E CULTURA. ASSIM, QUANDO ESTAMOS APAIXONADOS , PENSAMOS TER ENCONTRADO O SENTIDO DA VIDA, NOS SENTIMOS COMPLETOS , E O QUE MAIS BUSCAMOS É A SENSAÇÃO DE PLENITUDE. MAS SE PERDERMOS O NOSSO OBJETO IDEALIZADO, A PESSOA AMADA, PASSAMOS GRANDE PARTE DOS NOSSOS DIAS SENTINDO SOLIDÃO, FRUSTAÇÃO E SENTIMENTO DE VAZIO. ALÉM DISSO, PASSAMOS A VIVENCIAR DE FORMA INTEGRAL O SENTIMENTO DE CIÚME.
Texto apresentado no Projeto dos acadêmicos: Anderson José, Claudiane Amanda, Juliana Antunes, Marco Aurélio e Renata Maria( Curso de Enfermagem da UNIVALI- orientados pela professora Maria Gorete de Souza).

" AMOR É FOGO QUE ARDE SEM SE VER
É FERIDA QUE DÓI E NÃO SE SENTE
É UM CONTENTAMENTO DESCONTENTE
É DOR QUE DESATINA SEM DOER"
( LUÍS DE CAMÕES)

Nenhum comentário: