A APLICAÇÃO DA REFORMA ORTOGRÁFICA
FIQUE INFORMADO.....EIS ALGUMAS DICAS MUITO IMPORTANTES...
A aplicação da reforma ortográfica
Em 2013, “idéia” vira “ideia”, “ freqüente” será “frequente” e “ vêem” ficará “ veem” . É a reforma ortográfica que passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2009 e tem um prazo de quatro anos para ser definitiva. No entanto, escolas estão de olho nas mudanças e alunos, tendo contato com as regras novas.
O que muda:
Acento agudo
É eliminado nos ditongos abertos “ei” e “ oi” de paroxítonas, como “ assembléia” e “ heróico”.
Trema
É extinto. Exemplos: “linguística” e “ aguentar”
Circunflexo
Suprimido nas formas verbais “crêem”, “lêem”, “vêem” e seus derivados. Também eliminado em casos de duplo “o”: “voo”, “enjoo”, “abençoo”.
Hífen
Não se emprega quando o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por “r” ou “s” , devendo essa consoante ser duplicada.
Palavras como “anti-religioso” e “anti-semita”, ficam “antirreligioso” e “ antissemita”. Em formações com os prefixos acentuados “pós”, “pré” e “pró”, quando o segundo elemento tem vida à parte, mantém-se o hífen, como “pré-requisito”
Acento diferencial
Passa a ser facultativo em “ forma” (substantivo e verbo) e “ fôrma” (substantivo). É eliminado em palavras homógrafas (vocábulo que se escreve da mesma forma que outro, mas tem significado diferente, podendo ser pronunciado também da mesma forma (Ex: almoço, substantivo, e almoço, verbo). Ficam sem acento “pára” (verbo) e “ para” (preposição). Também desaparece em “pela”, “pelo”, e “pólo”. A exceção é a manutenção do diferencial entre “ pôde” e “ pode”
Alfabeto
Aumenta para 26 letras, com a incorporação de K, W e Y.
Vogais tônicas
Não levam acento agudo as tônicas “i” e “u” das paroxítonas precedidas de ditongo. Passa-se a escrever “feiúra”. Não leva acento agudo o “u” tônico de formas rizotônicas (Diz-se da forma verbal cuja tonicidade se encontra no radical, ex: Amo, Amas...) dos verbos “arguir” e “redarguir”: “arguis”, “argui”, “redarguis” e “redarguir”.
Dupla grafia
Facultativamente, o acordo autoriza dupla grafia para fazer diferenciação: “louvámos” (passado) em oposição a “louvamos” (presente).
Eis algumas mudanças na grafia: autorretrato, micro-ondas, contrarregra, infraestrutura, antissocial, extraoficial, anti-inflamatório.
Fontes: Diário Catarinense, 3 de dezembro de 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário