domingo, 24 de abril de 2011

Diretora com AMOR...POR Soraia Susane da Silva














Diretora com Amor





Texto escrito por Soraia Susane da Silva



Saudosos tempos de escola, quem não lembra do seu tempo de escola?????????????

Há passagens da vida da gente que permanecem no coração. E hoje tenho saudades sinceras da minha infância querida dos tempos que não voltam mais!!!!!!!!!!!

Meu nome é Soraia Susane da Silva, e como sou meio exibida, tenho orgulho em dizer que o significado do meu nome é Estrela do Amanhã, e é de origem árabe.
E eu acredito piamente que o Amanhã a Deus pertence, caso contrário eu não estaria aqui contando a minha história de Vida.
Sempre adorei os tempos de escola, saudosos tempos...Tempos de estudo, de alegria, de constrangimentos, tempos de amizades que vão e vêm....Tempo é tempo...E o Tempo passa...

Hoje tenho 38 anos e sou professora da minha escola, aquela escola do Coração.

Você já teve a sensação de Amar alguém? Ou de amar um local? Sinceramente, eu sinto todos os dias essa sensação... A sensação estranha ou louca de amar um local, esse espaço é a minha escola....Escola de Educação Básica Dom Afonso Niehues, no Bairro Cordeiros, em Itajai/Santa Catarina. Escola essa da rede pública, escola na qual passei toda a minha infância querida...

Lembro-me que aos 5 anos de idade , eu ia para essa escola, acompanhava a minha mãe, que na época era professora primária, Terezinha Vaz Franco, minha mãe e professora, que hoje está aposentada.
Recordo-me como se fosse hoje , eu ficava sentada na sala acompanhando todos os seus passos....Tudo o que ela falava ou fazia...Acho que por isso, que hoje sou professora.

Até me recordo dos dias que ela fazia planos de aulas com a mesa repleta de livros....Por isso que gosto de Língua Portuguesa, eu folheava os saudosos livros: " O Barquinho Amarelo" e as cartilhas da época. Naquele tempo, aprendíamos bastante....Isto é...Aprendíamos para a vida...Para a vida toda!!!!!!!!!!!!

Dizem que eu já sabia ler com 5 anos de idade, eu não lembro, só sei que Amo livros, adoro leituras e gosto muito de aprender a cada dia.

Aprender a aprender com dedicação, eis o segredo para ser feliz como professora, e hoje em dia, ser professora é uma vocação, é um ato de extrema doação!!!!!!!!!!!!!

Lembro-me da minha antiga diretora querida, naquela época eu tinha 8 anos de idade...

O nome dela???????????????Amandia Maria de Borba, hoje é vice-reitora da Universidade do Vale de Itajaí.

Ela não lembra, mas há momentos na vida da gente que são ímpares e inesquecíveis...E que vive sabe....

Voce lembra daquele dia especial na Escola??????????? Eu lembrooooooooooooooo....

A querida diretora foi para o pátio , no horário do intervalo , brincar de roda com os alunos....

Brincávamos de roda e a diretora deu a mão para mim...Um gesto simples , mas que fez a diferença na vida de uma criança...Um simples aperto de mão...Eu me lembro que eu me achei a aluna mais importante da Escola Dom Afonso Niehues..." A diretora deu a mão para mim"- dizia eu orgulhosa...

Tenho um amigo que sempre diz:Eu não me acho, eu sou..." Orgulho? Arrogância? Ou autoestima? Você interpreta como quiser!!!!!!!!!!Mas o importante, é que eu me achei!!!!!!!!!Achei-me a aluna mais importante da escola na época.

Pasmem-se, fiz todo o meu primário na mesma escola, fiz todo o antigo ginásio, fui fazer Magistério.....Um conselho bom...todos os professores deveriam fazer Magistério.

Voltei para escola como estagiária do Magistério...Fiz faculdade de Letras, daí aflorou o amos pelas leituras e livros....pelo aprender cada vez mais!!!!!!!!!!

Formei-me em Letras, fiz concurso público e onde me efetivei????????????? Na Escola Dom Afonso Niehues...Estou nessa escola até hoje.....Como aluna, professora e agora diretora.

Eu amos essa escola do fundo do meu coração...Sou fruto bom de uma escola pública...Sou fruto bom de uma família abençoada por Deus....Minha base é Deus, minha família e a boa escola. Com muito orgulho sou aluna, filha, professora, e hoje, diretora de uma escola pública.

Muitos perguntam....Como ela conseguiu ser diretora da escola???????????? Sabem que eu também não sei...Só Deus sabe...Acho que é uma missão, retribuir tudo de bom que a escola fez por mim!!!!!!!!!!!!!!

As dificuldades vêm, mas, via e vejo em meus alunos seres em construção!!!!!!!!!!!!

Emociono-me cada vez que conto essa história...Já disse Gabriel Chalita em uma das suas obras," somos o que somos pelo fluxo de vivências, de emoções, de saberes que nos vão acompanhando com ou sem permissão em nossa trajetória". Por isso que digo, sou diretora com Amor. LUTANDO POR UMA ESCOLA DE QUALIDADE



Texto escrito por Soraia Susane da Silva,38 anos.

Professora e Gestora em Educação- Abril 2011

Lutando por UMA ESCOLA DE QUALIDADE.












































domingo, 17 de abril de 2011

Amigos da Escola em SC






Amigos da Escola em SC


Programa Amigos da Escola- Gestão de Voluntariado

Amigos da escola- Todos pela Educação

Cuidar das questões pedagógicas, dos fatores administrativos, das relações com as famílias e a comunidade...É vida de gestor escolar não é fácil, não....

Mas, dentro do princípio de gestão democrática e participativa, defendido pela Constituição e pela LBD, você pode compartilhar responsabilidades e contar com a contribuição de educadores, funcionários, alunos, pais e voluntários. Com a orientação e liderança, esta participação pode dinamizar a vida escolar e fazer a diferença....


" A educação precisa ensinar a gostar das coisas certas e desgostar das coisas erradas".

domingo, 10 de abril de 2011

FESTA DOS AMIGOS DA ESCOLA DOM AFONSO NIEHUES





FESTA DOS AMIGOS DA ESCOLA DOM AFONSO NIEHUES

sábado, 9 de abril de 2011

GESTÃO ESCOLAR 2011-











GESTÃO ESCOLAR 2011-






E.E. BÁSICA DOM AFONSO NIEHUES- GESTÃO ESCOLAR 2011

GESTÃO PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA


PROJETOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL- POR UMA ESCOLA DE QUALIDADE.

Gestora em Educação: Soraia Susane da Silva

NA ESCOLA PÚBLICA TEM MUITAS COISAS BOAS...

HÁ JOVENS DE VALOR, HÁ PESSOAS COMPROMETIDAS QUE AMAM E ACREDITAM NA EDUCAÇÃO, EU ACREDITO EM UMA EDUCÃÇÃO TRANSFORMADORA


PROJETOS DE SUCESSO


Na Gestão Democrática e Particiva na Escola de Educação Básica Dom Afonso Niehues há um trabalho de parceria com a comunidade, com a Igreja( O padre Nelson tem ajudado muito na Escola), com a UNIVERSIDADE( Existe na Escola o Projeto: A UNIVERSIDADE NA ESCOLA), os pais têm ajudado nas ações de VOLUNTARIADO( PROJETO AMIGOS DA ESCOLA) , os professores têm articulados projetos conforme a realidade e necessidade dos alunos e também os próprios alunos ajudam a escola com oS PROJETOS MUNDO JOVEM E COM O RECREIO MONITORADO.



PROJETOS DESENVOLVIDOS EM 2011


- Orientação Vocacional: Palestra com o Padre Jairson, conversa sobre Orientação Espiritual e Vocação, a palestra foi ministrada com os alunos da escola.

- Festa dos Amigos da Escola Dom Afonso Niehues ( articulada pelo diretor José Acácio da Rocha)


- RIC RECOR NA ESCOLA-CONCURSO DE SLOGAN NA ESCOLA DOM AFONSO NIEHUES

TEMA: ITAJAÍ


FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DAS ESCOLAS Dom Afonso Niehues e Escola Elizabeth Konder Reis , ambas escolas da Rede Pública Estadual de Itajaí.

Tema do Curso: Avaliação e Oficina de Elaboração de Provas(ENEM)

Articuladora: DRA Amândia Maria de Borba- vice-reitora da Universidade do Vale de Itajaí

-PROJETO MUNDO JOVEM

- RECREIO MONITORADO


- PROJETO DE AÇÃO SOCIAL AMIGOS DA ESCOLA( DIA 06/05/2011)